A conscientização sobre alergias alimentares é crucial para promover a segurança e o bem-estar de pessoas que lidam com essas condições.
Estima-se que a prevalência em nosso país se assemelha a estatísticas internacionais, ou seja, cerca de 8% das crianças – com até dois anos de idade – e 2% dos adultos possuem algum tipo de alergia alimentar.
Recentemente, o foi aprovada a Lei que institui a Semana Nacional de Conscientização sobre Alergias alimentares. A Lei nº 14.731, foi publicada no dia 23 de novembro no diário oficial da união, decretando a terceira semana do mês de maio como uma semana específica para esse propósito.
A luta começou no ano de 2017, quando a equipe do Põe no Rótulo, movimento liderado por mães de alérgicos, levou ao congresso uma proposta para a regulamentação da lei.
Criar espaços para ampliar o debate sobre este tema é uma excelente oportunidade para educar a população sobre alergias alimentares, seus sintomas, tratamentos e a importância de criar ambientes seguros que permitam a inclusão e respeito as diferenças.