ALERTA! Teste de alergia alimentar com a ponta dos dedos

ALERTA! Teste de alergia alimentar com a ponta dos dedos

Recentemente um vídeo viralizou na internet, onde uma “especialista” realiza o O, Ring Test ou Teste do Anel Bi-Digital como se fala em português.

A técnica foi descrita e patenteada pelo médico e engenheiro nipo-americano Yoshiaki Omura, e funciona da seguinte forma:

A “especialista” separa alguns alimentos que serão testados, com o objetivo de identificar se estes fazem bem ou mal para a pessoa.

O paciente por sua vez, deve ficar sentado, posicionando uma das mãos de modo a fazer um anel com os dedos indicador e polegar, segurando o mais firme possível.

Na outra mão, é colocado o alimento que será testado, e a “especialista” tenta abrir o anel com a força das mãos. Como resultado, se houver perda de força e a pessoa abrir os dedos, o alimento é retirado da dieta, caso contrário, poderá ser liberado.

 

Vamos aos fatos...

Não é de hoje que vemos muitas informações contraditórias a respeito de alergia alimentar. O grande problema de as pessoas acreditarem em informações que não têm comprovação científica, como é o caso do O, Ring Test, é entrar em restrição alimentar desnecessária, o que as coloca em risco nutricional, e muitas vezes psicológicos.

É importante dizer que nenhum teste ou exame detecta alergia alimentar. Mesmo no caso do exame de sangue, quando solicitado, o que se identifica é um grau de sensibilização para determinado alimento, ou seja, a pessoa já teve contato com o alimento antes e seu organismo guardou na memória informações sobre ele. Os exames clínicos laboratoriais não devem ser interpretados isoladamente, pois há o risco de um diagnóstico equivocado.  Por isso, é muito importante tomar cuidado com o que você vê na internet.

 

A dica é checar a fonte da informação para saber se é confiável.

Então, como descobrir se tenho alergia alimentar?

Se você suspeita que pode estar reagindo a determinado alimento, precisa procurar ajuda especializada. Geralmente, na alergia alimentar, os sintomas costumam ser reprodutíveis, ou seja, acontece toda vez que você entra em contato com o alimento.

Mas atenção, nem tudo é alergia alimentar...

Existem muitas condições que podem estar relacionadas com a comida e não necessariamente configurar um quadro de alergia. Por exemplo, se a pessoa teve uma diarreia ou episódios de vômito após comer um lanche, antes de decretar que ela é alérgica, deve-se avaliar a condição da comida que foi ofertada, se não estava estragada ou até mesmo contaminada.

 Além disso, algumas condições como a intolerância à lactose e alergia a proteína do leite de vaca (APLV) podem ter sintomas parecidos, mas suas causas são diferentes. Desta forma, procurar ajuda especializada é muito importante para evitar que você caia em roubada.